MATERIAL:

PSP_X

Imagem, patterns e tubes(Aqui).

Efeitos do Psp_X

O objetivo desse tuto é trabalharmos com tubes e aprendermos a colorizar tubes e imagens.

1. Abra a imagem acima no PSP.

2. Image > Resize > 300 Height.

3. Com o conta-gotas, vamos escolher duas cores da imagem:

uma clara (Foreground) e outra escura (Background).

4) Minimize a imagem .

5) Abra o tube anexo. Vamos "envelhecer" essa imagem.

6) Abra o seu "Background" clicando com o direito do mouse, vai aparecer uma janela como do print abaixo.

 Copie os números de H (Hue) e S (Saturation).

No nosso exemplo, com a cor #66531f, nós temos: H = 30; S =137.

7) Com a imagem da menina aberta e ativa no PSP, vá em

"Adjust > Hue and Saturation > Colorize".

Se achar muito escuro, diminua no Saturation, se achar muito claro

aumente um pouquinho no Saturation.

8) Dessa forma foi dado um ar de antigo à imagem. Observe que captando

o H e S de qualquer cor, voce pode colorizar qualquer imagem.

9) Vamos, agora, exportar a imagem como tube,

 para que possamos trabalhar seu tamanho à vontade.

10) "File > Export > Picture Tube".

Como nosso tube tem apenas uma imagem, não iremos mexer nos números.

Basta dar um nome a ele, no lugar correspondente e OK.

11) Vamos colocar o tube na imagem.

 Maximize a imagem. Para aplicarmos o tube e podermos alterar

qualquer coisa que quisermos nele, vamos aplicá-lo com uma layer independente.

 

12) "Layers > New Raster Layer".

13) Pegue a ferramenta "Picture Tube Tool"  e procure pela menina no "Tool Options". 

Selecione-a e deixe o "Scale" em 55. Siga o "print":

 

14) Aplique o tube sobre a imagem .

(Sempre observando em sua "Layer Palette" se a layer que abriu para ela é a que está selecionada.)

15) Se desejar alterar sua posição, vá em "Image > Mirror"

(O mirror dá um efeito de espelho.)

 

16) Com a ferramenta "Move Tool", ajuste-a no lugar correto.

 

17) Layers merge all.

18)  Vamos criar a moldura.

(Muita atenção para os "Select None" e "Inverts".)

19)  "Image > Add Border". "Symmetric", com 4 px cada. 

Selecione com a "Magic Wand" (Tolerance = 0 e Feather = 0)

e pinte com a cor mais escura ("Background").  

 

20) "Effects > 3D Effects > Inner Bevel" - Preset: Frame.

 (Se não tiver esse preset, basta seguir a configuração do "print".)

 

21) "Selections > Select None".

22) Com as cores que estamos usando em seus

"Foreground" e "Background", abra os gradientes em seu "Foreground".

Procure por "Foreground-Background" e configure assim:

 

23) "Image > Add Border". "Symmetric", com 50 px.

Selecione com a "Magic Wand" (Tolerance = 0 e Feather = 0 ).

 

24) Para aplicarmos o efeito, vamos criar uma nova layer:

"Layers > New Raster Layer" e pinte-a com seu gradiente.

 

25) Sem retirar a seleção,

"Effects > Distortion Effects > Polar Coordinates", com a configuração abaixo:

Atenção para a cor. É a mesma de seu "Foreground".

(Lembra-se de como consegui-la rapidamente?

Botão direito sobre a cor e selecioná-la na janelinha

"Recent Colors".) "Selections > Select None".

26) Configure sua "Magic Wand" assim:

(Com o "Mode: Add (Shift)" você pode selecionar vários pontos ao mesmo tempo.)

27) Selecione as partes claras externas:

28) "Selections > Invert".  

Aplique o "Inner Bevel", como no item 8. "Selections > Select None".

29) Com a "Magic Wand", vamos selecionar as partes claras INTERNAS.

"Selections > Invert". Ficará assim:

30) Aplique o mesmo "Inner Bevel" usado anteriormente.

"Selections > Select None". Sua moldura estará assim:

31) Agora, abra as 2 patterns anexas e deixe-as nos

"Foreground" e "Background", com "Angle: 0" e "Scale: 100":

32) Com a "Magic Wand", selecione novamente as partes claras INTERNAS.

Com o baldinho, pinte-as com a pattern1.

33) Selecione, agora, as partes claras EXTERNAS, e pinte-as com a pattern2.

"Selections > Select None".

(Quando estiver realizando a sua versão, cuidado com as cores usadas,

ou poderá ter dificuldade na hora da seleção.

 E você poderá usar essas mesmas patterns, caso queira. Já sabe como colori-las! )

 

34) "Layers > Merge > Merge All".

35) Vamos dar um acabamento à moldura.

"Image > Add Borders" - Symmetric, 5 px.

36) Selecione-a com a "Magic Wand" e pinte-a com a

pattern1 (escura). Não aplique qualquer efeito. "Select None".

37) Nova borda, de 3 px, pintada com a cor clara.

Aplique o Inner Bevel - "Preset: "Metallic":

(Se não tiver o "preset", basta seguir a configuração.) 

37) Vamos, finalmente, aplicar os "corners". Abra-o no PSP.

 Vamos colorizá-lo com o "Hue e Saturation" da cor mais clara .

 

38) Em seguida, "Edit > Copy".

 

39) Na moldura, "Edit > Past As New Layer".

 Ajuste-o, com a "Movie Tool", no canto superior esquerdo, conforme o modelo.

Se necessário, dê mais "zoom" para visualizar melhor.

40) "Adjust > Sharpness > Unsharp Mask".

41) Para aplicá-lo nos outros cantos, vamos usar a técnica

 do "Duplicate". Faz com que fiquem exatamenente iguais:

41.a. "Layers > Duplicate"; "Image > Mirror";

41.b "Layers > Duplicate"; "Image > Flip";

41.c. "Layers > Duplicate"; "Image > Mirror".

Está pronta a sua moldura. Assine e salve em jpg.

Como fundo para seu trabalho, no Outlook, pode aplicar,

se preferir, uma das patterns usadas.

 

Tutorial criado por Verinha, revisado em julho de 2010 para GrupoArteOficius. Não poderá ser copiado, retirado de seu lugar, traduzido ou utilizado em listas de aprendizados ou grupos  sem o consentimento prévio da autora. Pertence ao  ARTEOFICIUSGRUPOS